Perguntas Freqüentes sobre Essências Florais

  1. O que é uma essência floral?
  2. Qual a diferença entre essências florais e óleos essenciais?
  3. Para que servem as essências florais?
  4. O que acontece quando utilizo uma essência floral?
  5. Como atuam as essências florais?
  6. Como utilizar as essências florais?
  7. Durante quanto tempo devo utilizar uma essência?
  8. Posso utilizar as essências florais juntamente com outras modalidades de cura?
  9. O que fazer se uma pessoa for sensível à álcool?
  10. Como encontrar a essência adequada para mim?
  11. O que faz com que as essências florais da Desert Alchemy sejam diferentes?
  12. Como conseguir informações sobre as essências florais da Desert Alchemy?

1. O que é uma essência floral?

Uma essência floral é a impressão vibracional de uma flor transferida e estabilizada em água. As essências florais podem nos ajudar a reconhecer, resolver ou liberar várias maneiras condicionadas de perceber o mundo e, a experimentar um bem estar maior e harmonia em nossas vidas. Quando nos harmonizamos internamente, geralmente, observamos mudanças significativas tanto físicas quanto emocionais e espirituais.

2. Qual a diferença entre essências florais e óleos essenciais?

Os curadores de muitas culturas têm utilizado as essências florais desde tempos muito antigos, mas, somente nos últimos cinqüenta anos elas se tornaram mais conhecidas no mundo moderno. Essências florais não são a mesma coisa que óleos essenciais. Eis as diferenças:

  • óleos essenciais.
    Um óleo essencial é um extrato retirado de grandes quantidades de flores ou de outras partes da planta. Os óleos têm um aroma muito forte e porisso podem ser utilizados em Aromaterapia. Aromaterapia é uma modalidade alternativa de cura que se utiliza do aroma de perfumes e óleos essenciais para promover a cura.
  • Tinturas de ervas.
    Tinturas são extratos de diferentes partes da planta. Folhas, raízes, caules e, algumas vezes flores, são retirados das plantas. Essas partes são utilizadas desidratadas ou frescas e seus óleos e outros componentes são extraídos através da utilização do calor ou de álcool. As tinturas atuam nos sintomas do corpo físico. Grande parte da farmacologia moderna constitui uma versão sintética dos extratos das plantas.
  • Essências florais.
    Uma essência floral não tem aroma, perfume ou componente químico da planta. é uma impressão da força vital da planta cujas vibrações sutis não são percebidas pelos cinco sentidos.

Para preparar uma essência floral não colhemos ou perturbamos a planta. Na maioria das vezes, utilizamos de uma a três flores para preparar o que se denomina de “essência mãe”. A essência mãe é diluída posteriormente para preparar as essências estoque. Preparar uma essência floral é uma união especial entre a pessoa que prepara a essência e a “consciência” do reino da natureza.

3. Para que servem as essências florais?

As essências florais são muito efetivas para nos ajudar a reconhecer e liberar padrões de comportamento limitantes ou destrutivos. As essências nos oferecem apoio para ampliar nossa consciência. Constituem uma linguagem que nos auxilia a compreender nossas emoções e as necessidades internas de nossa alma.

Usuários das essências relatam os seguintes benefícios: redução do stress ao enfrentar emoções dolorosas ou inaceitáveis; redução do stress nos relacionamentos; maior clareza em relação à direção de vida e ao trabalho; melhoria da auto imagem e dos sentimentos em relação a si mesmo; desenvolvimento da criatividade e auto expressão; capacidade de enfrentar a vida; ampliação da consciência espiritual; atitude mais positiva em relação à vida; auxílio em situações de crise; apoio em mudanças e crescimento a longo prazo.

4. O que acontece quando utilizo uma essência floral?

Ao utilizar uma essência floral começamos a ressoar em harmonia com as qualidades da flor e as limitações e desarmonias começam a mudar. Não é necessário que acreditemos nas essências para que possamos experimentar seus efeitos benéficos. Elas têm sido utilizadas com êxito não apenas por adultos e crianças, mas, também, para animais e plantas.

As essências florais não subjugam ou forçam que algo aconteça. Entretanto, elas, com certeza, nos ajudam a nos conscientizarmos do que já está ocorrendo conosco. E como resultado disso, podemos, às vezes, sentir certo desconforto ao tomar consciência.

As essências realizam uma mudança na consciência e cada pessoa pode experimentar seus efeitos de maneiras diferentes. Para reconhecer sua atuação é necessário que observemos nosso estado interior. Quanto mais estivermos sintonizados com nossa vida interior, mais fácil será reconhecer os efeitos das essência florais.

O equilíbrio entre a autocontemplação e o “feedback” de familiares e amigos em quem confiamos é útil para nos mostrar as mudanças que ocorreram. Escrever um diário sobre nossas experiências pode ajudar a clarificar o efeito das essências.

Se desejar um auxílio complementar, procure um terapeuta floral. Quando estamos processando estados emocionais intensos é benéfico procurar ajuda de um profissional experiente. A assistência de um profissional pode ajudar a clarificar os processos e oferecer apoio para descascar as camadas das questões mundanas que geralmente acompanham os processos de cura.

5. Como atuam as essências florais?

Para responder a esta pergunta precisamos considerar os diferentes níveis de interação no universo: o mecânico, o químico e o energético.

Imaginemos que uma pessoa tenha sofrido um acidente andando de bicicleta e tenha quebrado a perna. A perna quebrada é o resultado da interação mecânica entre a perna da pessoa, a bicicleta e o chão. Para curar essa perna é necessário uma outra interação mecânica: os ossos da perna devem ser colocados no lugar e imobilizados.

O próximo nível de interação é o químico. Através da interação química, a perna quebrada e outros tecidos danificados serão reparados pelas proteínas e minerais retirados das reservas do corpo dessa pessoa. Eventualmente esses blocos construtivos terão de ser reabastecidos através da nutrição, que por sua vez, também é uma interação química. Outra interação química ocorre se a pessoa toma um analgésico para aliviar a dor.

Em seguida, podemos considerar o nível energético da interação. Calor ou frio aplicado à área ferida seria uma interação energética. Enquanto o calor ou o frio pode ser facilmente percebido, existem outras interações energéticas que não o são. Por exemplo, o médico dessa pessoa pode requisitar um raio-x para examinar a situação da perna quebrada. Raios X, raios UV emitidos pelo sol, e as ondas eletro magnéticas emitidas pelo forno de microondas são alguns exemplos das interações energéticas que não são percebidas pelos nossos sentidos, embora interajam conosco e afetem nossas vidas de várias formas.

As essências florais interajem conosco energeticamente como uma vibração sutil. As essências florais não substituem a ação mecânica necessária para recolocar uma perna quebrada, assim como não substituem a interação química necessária para reparar os tecidos danificados. Descobrimos que elas promovem a cura em níveis sutis, o que facilita todo o processo da cura. No exemplo utilizado, as essências florais podem ser usadas para liberar o trauma emocional da experiência ou para ajudar a pessoa a enfrentar as novas circunstâncias criadas em seu cotidiano pela fratura.

Se você imaginar uma harpa e um diapasão estará visualizando a ação de uma essência floral. Quando acionado, o diapasão emite um som que se movimenta em ondas. Se o diapasão estiver afinado em Dó, quando você o aciona e o mantém próximo a uma harpa, as ondas do som se movimentam até as cordas. Todas as cordas afinadas em dó começarão a ressoar sem que seja necessário tocá-las. Este é um fenômeno físico denominado ressonância simpática.

A essência floral age da mesma forma. Ela é um dos diapasões da natureza. Quando utilizamos uma essência floral, começamos a ressoar em harmonia com as qualidades da flor e as limitações e desarmonias começam a mudar.

Você já teve a experiência de caminhar junto à natureza, retornar à sua casa e descobrir que encontrou uma perspectiva totalmente nova ou diferente em relação a uma dada situação ou processo? As essências florais são uma forma muito conveniente de trazer a energia da natureza para nossa vida construída artificialmente pelo homem. Tomar essências florais é como nos cercar diariamente de bouquets de flores que nunca murcham!

6. Como utilizar as essências florais?

As essências florais podem ser utilizadas de várias formas. A maneira mais comum é tomá-las oralmente, quatro gotas, quatro vezes ao dia. Nossa experiência mostra, entretanto, que não é necessário ingerí-las. Elas podem ser utilizadas colocando-se de cinco a sete gotas em um borrifador de plantas e borrifando o ambiente ou nosso próprio corpo. As essências florais têm sido utilizadas dessa forma com muito sucesso junto a presidiários. Elas podem ser utilizadas colocando-se algumas gotas na água do banho, borrifando as roupas antes de passá-las ou seu travesseiro antes de dormir. A lista pode ser tão grande quanto a sua imaginação. O importante é lembrar-se que são essências vibracionais e que nos cercar delas seja usando-as interna ou externamente é a melhor forma de experimentar seus efeitos.

Nossas essências florais são embaladas em vidros estoque. Você pode utilizá-las diretamente dos vidros, tomando quatro gotas de cada vez. Uma forma alternativa é diluí-las. Neste caso, adicione quatro gotas da essência a um vidro de 30ml. contendo 75% de água e 25% de brandy. Esta é a forma de administrar as essências utilizada pelos profissionais. Um outro método é adicionar quatro gotas da essência a um copo com água e ir ingerindo ao longo do dia.

7. Durante quanto tempo devo utilizar uma essência?

O que descobrimos é que há um ciclo definido. Um ciclo normal dura aproximadamente de duas a cinco semanas. Algumas pessoas necessitam tomar a essência durante um período menor enquanto outras podem necessitá-la durante meses. Se você deseja aumentar o efeito da essência, aumente a frequência e não o número de gotas ingeridas a cada vez. No geral as pessoas, no início, ingerem com maior frequência e à medida em que se aproximam do final do ciclo começam a diminuí-la. Ao final do ciclo elas podem até começar a se esquecer de tomar e isso é perfeitamente normal.

8. Posso utilizar as essências florais juntamente com outras modalidades de cura?

As essências florais podem ser utilizadas em si mesmas ou associadas a outras terapias para fortalecer o processo de cura. Elas têm sido utilizadas com muito sucesso por terapeutas florais, médicos naturopatas, massoterapeutas, psicólogos, médicos, veterinários e outros profissionais da saúde. As essências podem ser um instrumento muito eficaz nas mãos de um profissional experiente para aumentar a percepção consciente, facilitar a cura e criar harmonia.

Embora a assistência e “insight” de uma pessoa com larga experiência seja útil, as essências também oferecem um apoio pessoal muito grande para os que se sentirem inspirados a obedecer seus próprios instintos para selecionar as essências. Uma vez que as essências não apresentam efeitos colaterais e são seguras, podem ser utilizadas por qualquer pessoa, independentemente de sua experiência. Elas oferecem uma grande ajuda para as pessoas que desejam assumir a responsabilidade pelo seu próprio bem estar.

9. O que fazer se uma pessoa for sensível à álcool?

Sabemos que para manter uma essência pura e estéril é necessário adicionar um conservante. Após anos de testes, buscando alternativas, descobrimos que o brandy é o mais confiável e de sabor agradável.

Se você for sensível à álcool sugerimos que adicione algumas gotas da fórmula de essências a um copo de água. Isso facilita a evaporação do álcool. Uma maneira alternativa é friccioná-las diretamente na pele ou adicionar de cinco a sete gotas a um borrifador de plantas com água, borrifando-as em si mesmo ou em seu ambiente.

10. Como encontrar a essência adequada para mim?

As essências florais podem ser selecionadas de várias formas. Como não possuem efeitos colaterais negativos, é totalmente seguro selecionar essências para si mesmo. Se estiver utilizando uma essência de que não necessita, nada vai ocorrer. Quando lemos a respeito das essências florais é comum nos identificarmos com as descrições de inúmeras flores.

Se você deseja selecionar essências para si mesmo é aconselhável utilizar poucas essências de cada vez. Embora não haja regras rígidas em relação ao uso de um número grande de essências, é melhor limitar esse número a quatro ou cinco no máximo.

Pergunte-se: Quais as questões mais importantes para mim atualmente? Liste três aspectos que você deseja mudar ou questões que deseja solucionar. Em seguida, pergunte-se: O que existe subjacente a essas questões? Qual é o núcleo ou a raiz dessa situação? Focalizando conscientemente essas perguntas examine cuidadosamente a lista das essências e verifique se uma ou mais essências chamam mais sua atenção. Você pode querer utilizar essas essências combinadas ou uma de cada vez.

Uma forma alternativa é utilizar seu Guia de Seleção das Essências Florais. Esse guia conter uma série de afirmações para cada essência floral. Depois de contemplar cuidadosamente as afirmações relativas a cada essência é possível que se torne evidente como começar a utilizá-las.

Um outro método para selecionar essências florais é utilizar nossa referência cruzada incluída no The Alchemy of the Desert, nosso guia amplo para utilização das essências florais. Este livro contém descrições mais aprofundadas das qualidades harmonizadoras corporificadas em cada uma das essências e os padrões de desequilíbrio que ocorrem quando há a necessidade daquela essência. A seção de referência cruzada inclui vários estados de ser e a essência que ajuda a harmonizá-los. Por exemplo, você pode procurar raiva ou criatividade e encontrar as essências que oferecem suporte para estas questões.

Geralmente, um terapeuta floral utiliza um ou uma combinação dos seguintes métodos para selecionar as essências florais: entrevista detalhada com o cliente, impressões intuitivas em relação às questões do cliente, teste muscular, pêndulo ou outros métodos.

11. O que faz com que as essências florais da Desert Alchemy sejam diferentes?

Desde 1983 temos produzido essências florais das plantas nativas do deserto do Arizona, USA. As condições para o crescimento nesse meio ambiente único são extremadas e as plantas desenvolveram estratégias de adaptação espantosas.

Existem oportunidades de crescimento extraordinariamente rápido entremeadas com períodos de retraimento forçado e conservação da força vital. Algumas plantas do deserto são capazes de produzir folhas num período de seis horas após uma chuva, mas, se necessário, são capazes de continuar o processo de fotossíntese sem nenhuma folha. As plantas do deserto tendem a se individualizar, ao invés de se misturarem. Entretanto, o interrelacionamento entre as plantas e os animais cria um meio ambiente de suporte mútuo, resultando em uma atmosfera vibrantemente vital, que, muitas, vezes, não é percebida imediatamente.

Ao longo da história o deserto tem sido uma dos locais procurados por aqueles que buscam o fortalecimento de sua conexão espiritual. Algumas palavras chaves para descrever a energia do deserto são: adaptabilidade, clareza, individualização, expansão, segurança interna e a resolução da alienação de si mesmo ou de outros. O coração desse meio ambiente faz parte integral da energia das essências florais da Desert Alchemy.

Cada essência é co-criada com as flores silvestres do deserto junto ao local em que ela cresce naturalmente. Cada vidro é preparado manualmente, atentamente cuidado e abençoado.

12. Como conseguir informações sobre as essências florais da Desert Alchemy?

Maiores informações sobre todas as nossas essências florais podem ser encontradas no livro The Alchemy of the Desert, um guia completo para consulta.

Item added to cart.
0 items - $0.00